quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Aprenda a fazer seu Cosplay


Como fazer um cosplay?
Para fazer um bom cosplay, você tem que decidir qual personagem quer fazer. Caso for o seu primeiro cosplay, dê preferência a personagens que você conheça MUITO BEM, aquele que você sabe interpretar em qualquer lugar, conhece todas as falas, os costumes, o jeito dele falar, andar, respirar (^_^). Se ele for parecido com você fisicamente, melhor ainda. Fica muito complicado fazer uma Sailor Uranus se você tem o cabelo comprido (embora não seja IMPOSSÍVEL. A Luciana "Haruka" conseguiu colocar tudo dentro de uma peruca, mas fica bem mais fácil se o seu cabelo for parecido com o do personagem, como no caso da Stella).

Escolhido o personagem, parta para a PESQUISA. Lembre-se de que você terá que levar tudo para uma costureira fazer e nem sempre ela conhece o anime. Geralmente, com uma boa figura (tente procurar vários ângulos do personagem, sentado, em pé, de lado, etc...), a costureira poderá lhe indicar qual o melhor tecido para dar aquele efeito e saberá como fazer a roupa. Mas não se esqueça de explicar detalhadamente o que você quer e fique SEMPRE por perto para tirar as eventuais dúvidas que irão surgir na cabeça dela (eu precisei de quatro ou cinco provas de roupa para explicar como fazer o fecho da túnica de Ranma-chan). Tente não gastar muito - a menos que você tenha renda própria e tenha como se sustentar depois - porque ainda tem a parte mais chata: os acessórios. E lembre-se de que a costureira também irá cobrar a mão de obra.

Muitas vezes, você pode até encontrar as peças de roupa necessárias para o seu cosplay dentro de casa, sem precisar gastar muita coisa (mas prepare-se para não ser reconhecido por muitas pessoas), principalmente se for um personagem pouco conhecido. Personagens fáceis de fazer com coisas que você encontra em casa são Yui Ikari (Neon Genesis Evangelion), Keitaro Urashima, Naru Narusegawa e Seta Noriyasu (Love Hina). Outras vezes, um detalhe de um cosplay pode ser usado em outro, como o sapato de Yui Ikari, reaproveitado nas botas de Super Sailor Mercury... ou a calça social de Seiya Kou que está sendo muito bem usada na faculdade.

Os Acessórios


Ah, os ACESSÓRIOS... muitas vezes você os encontra em lojinhas de R$1,99 (galera de Curitiba, na Casa China tem um monte de badulaque que pode ser utilizado - não, eu não estou fazendo propaganda da loja), mas na maioria das vezes, você tem que montá-los. A Bárbara Linhares precisou de uma pessoa para confeccionar as asas metálicas do cosplay de Suu (Clover) no Anime Summer Fest 2000. Aquilo ela não iria encontrar em uma loja. Se você tiver condições, um modelador poderá lhe ajudar bastante, como no caso da shinken do Kamui/Fuuma (X/1999) da AnimeCon 2001, feita em madeira pintada de dourado.

Interpretando o seu personagem
Na INTERPRETAÇÃO, você pode "sofrer" um pouco se o seu personagem aparecer MUITO POUCO durante toda a série de anime. Mas nada lhe impede de inventar alguma coisa baseado no jeito do personagem ou em fatos que ocorrem na série e que dizem respeito ao personagem que você escolheu. Isso pode acontecer com personagens como Yui Ikari (Neon Genesis Evangelion) e o capitão Souzou Sagara (Rurouni Kenshin). Porém, se o seu tipo físico facilitar esse tipo de personagem, vá em frente. ^_^ O importante é a sua diversão.

O ideal é que você estude o seu personagem tanto no físico como no psicológico, para que, ao subir no palco, você consiga reagir como o personagem faria, mesmo tremendo mais do que bambu verde no vento forte. Personagens acrobatas, como Angel Hikaru (Angelic Layer), exigem um pouco mais de treino e preparo físico e, no caso de personagens que usem espadas ou bastões, MUITO CUIDADO. Nada de tentar incrementar a sua interpretação com manobras mirabolantes e arriscadas ou você pode, além de ser desclassificado, machucar alguém seriamente. Lembre-se que o público E os apresentadores estarão bem perto de você.

 

Naruto© e todas as marcas associadas são logomarcas criadas por Masashi Kishimoto e pertencentes à TV Tokyo e à Shonen Jump. Todos os direitos reservados. Nenhuma das logomarcas citadas são propriedades deste site. Episódios recodificados a partir dos da Dattebayobrasil e/ou da AnimesPlus. Mangás traduzidos pela Kousen e por voluntários. Muito obrigado pela preferência. Esperamos sempre contar com sua visita.©DATTE BAYO DOWNLOADS - 2008